quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CIDREIRA PROGRESSISTA

O progressista é pessoa que tem idéias sociais ou políticas avançadas.

Na expectativa de continuar servindo às nobres causas, como tenho feito, independente de bandeiras partidárias, pela vez primeira, acabo me filiar ao grupo de “progressistas” de Cidreira.

JERRI  e ADILSON RODRIGUEIRO

Como “eterno aprendiz”, venho oferecer à Cidreira, “minha querência, meu lar”, uma contribuição mais efetiva da experiência e bagagem adquirida.

Exerci ao longo da vida funções como militar, policial, contabilista, administrador, serventuário da justiça, músico, poeta, escritor, compositor, produtor cultural e empresário.

SAIBA MAIS ACESSE: https://www.facebook.com/rodrigueiro2016

FILIAÇÃO AO PP/RS
PROGRESSISTA

Diante disso, progressistas são, em primeiro lugar, as pessoas, as forças políticas e as instituições que lutam pela construção de um mundo de progresso na sociedade.
Diverge e é totalmente oposta ao conservadorismo, regressismo, liberalismo, comunismo etc.

O progressismo é um termo usado para descrever posições político-filosóficas, alinhadas com o reformismo, e muitas vezes relacionada ao evolucionismo e ao positivismo.

Embora o termo tenha precedentes na Revolução Francesa, o progressismo contemporâneo nasceu da luta pelos direitos civis e individuais, que deram origem a movimentos sociais como o feminismo, o ambientalismo, o secularismo, diversidade sexual (movimento LGBT), movimento negro, entre outros. 


O Progressismo advoga pelo "progresso indefinido" e às transformações ou às reformas da sociedade, da economia, da política e do *Estado (União, Estado e Município). 

O progressismo propõe que o *Estado deva criar condições igualitárias para que o esforço humano seja a única variável e que combata a desigualdade social.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CIDREIRA-CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL I


"Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se." ( Henry Ford )

Embora o público jovem represente uma parcela significativa da população de Cidreira, evidencia-se a dificuldade na primeira inserção ao mercado de trabalho e também a carência em relação à oferta de qualificação profissional.

A precariedade de condições a que esses jovens são submetidos os colocam também, muito provavelmente, integrando índices do desemprego e do trabalho informal, crescentes em nossa realidade.

A violência urbana, o desemprego, a desestruturação familiar, a falta de perspectiva e o assédio e promessas do mundo da droga são fatores de risco aos quais os jovens estão expostos.

Oriundos de famílias menos abastadas, em sua maioria, não tem oportunidade de priorizar os estudos, dedicando-se em primeiro plano ao trabalho, geralmente informal e mal remunerado.

Investir em capacitação é necessário.


* Clique aqui,
 Conheça o perfil político-humanista-social  de Adilson Rodrigueiro 
 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

CONCIDADÃOS CIDREIRENSES


                                      A falta de comunicação é um problema sério.
O ato de compartilhar idéias, experiências, sentimentos é o que faz a comunicação ter um importante papel na significação do mundo.
Para Aristóteles, o Homem é um "animal político", pois somente ele possui a linguagem e esta é o fundamento da comunicação entre os seres humanos.

Dentre tantos concidadãos Cidreirenses, nascidos aqui ou que escolheram Cidreira para residência e domicílio, encontramos muitos com idoneidade, conduta moral exemplar, experiência de vida, tempo disponível e capacidade de contribuir em prol da sua comunidade. 
Em essência, somos todos “políticos”, não “políticos profissionais”. 
Percebe-se muita gente inconformada, indignada. 

Sempre, ou quase sempre, nos perguntamos: 
- O quê Cidreira pode fazer por nós? 
Queixamo-nos “disso ou daquilo”; deitamos falação que “isso ou aquilo” está mal, deveria sem feito “assim ou assado”, não é mesmo? 
A crítica construtiva é positiva, contudo inócua quando (e quase sempre é) desprovida da ação cidadã mais efetiva e participativa. 
Creio, chegou a hora de nos questionarmos:
- O que podemos fazer por Cidreira?
- PARTICIPE MAIS!

Bem sei e comungo do mesmo descrédito e desconfiança de nossos representantes “políticos profissionais”, emaranhados em disputas discutíveis pelo poder, apenas pelo poder; vantagens pessoais e corporativas, acordos e negociatas etc.
Noticiário local e nacional nos aterroriza diuturnamente, parecendo ter virado moda, a arte de enganar ao povo, explorar, roubar, prometer, mentir... Infelizmente!

Na busca de interpretação da realidade social, devemos levar em consideração a capacidade de atuação do Homem na criação de novas e melhores condições de existência, como fundamentais para o desenvolvimento: 

- CIDREIRA QUER PROGRESSO! 

As eleições representam um dos raros momentos em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, condição financeira, classe ou grupo social, já que existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão.

O eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato e sua história.

Candidato que compra votos ou oferece vantagem em troca de apoio político, certamente, continuará a promover a corrupção se for eleito.

O seu voto consciente é muito importante e faz toda a diferença. 


SAIBA MAIS EM
https://www.facebook.com/rodrigueiro2016

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CIDREIRA QUER PROGRESSO



VOTO
Exercer a cidadania não é apenas comparecer à seção eleitoral (URNA).
É um processo que começa antes do dia da eleição, com a busca de informações sobre os candidatos, sobre os partidos, sobre a história deles.
Voto consciente é aquele que é exercido com reflexão, avaliação, questionamento. Assim se exerce, de fato, a democracia e a cidadania.
É quando o eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social: O VOTO.
VOTO, do latim votum  é a manifestação de preferência por uma opção.

CIDREIRA NA HISTÓRIA
1767 - A Coroa de Portugal doou a sesmaria de Cidreira para o almoxarife mor Manuel Pereira Franco.
Posteriormente, devido à sonegação de impostos, a Coroa confiscou as terras para leilão.
1819 - A sesmaria de Cidreira foi comprada por Luiz José Ferreira Saraiva, legando ao filho Francisco Pereira Saraiva as terras do norte: Roca Velha, Rondinha e Cidreira;
1860 - Começaram a vir para Cidreira os primeiros veranistas, ficando em casas de palha com chão de areia batida.
1930 - começaram a surgir as primeiras casas de madeira.
1950 - Foi iniciada a construção da estrada ligando Porto Alegre ao litoral (concluída em 1958) desenvolvendo o processo de urbanização.  (Fonte: Wikipédia)

1988 - Em 09 de maio data a fundação de Cidreira ( em 2016 fará 28 anos)

CONSIDERAÇÕES
No contexto histórico e de aprendizado democrático, vinte e oito (28) anos é quase nada.
Nesse período, apenas seis (6) administradores (prefeitos) comandaram o município.



Nº Nome                                    Partido     Início           Fim                                           Observações
1    Remy Carniel                     PMDB     1º jan 1989  31 dez 1992                         Prefeito eleito
2 Elói Braz Sessim                  PDT         1º jan 1993   31 dez 1996                         Prefeito eleito
3 Elimar Tomaz Pacheco       PMDB     1º jan 1997   31 dez 2000                         Prefeito eleito
4 Custódia Bergues da Silva PTB         1º jan 2001   31 dez 2004                         Prefeito eleito
5 Roberto Pires Camargo       PMDB     1º jan 2005   31 dez 2008                         Prefeito eleito
— Roberto Pires Camargo     PMDB     1º jan 2009   31 dez 2012                      Prefeito reeleito
6 Milton Terra Bueno            PMDB     1º jan 2013 Atual                                        Prefeito eleito

------------------------------------------------------------------------------------------------





As eleições representam um dos raros momentos em que todos se igualam.
O seu voto consciente é muito importante e faz toda a diferença.
O candidato que compra votos ou oferece vantagem  em troca de apoio político, certamente, continuará a promover a corrupção se for eleito.A alternância no poder é saudável à democracia e ao desenvolvimento da cidade.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

PENSAR POLÍTICO SOCIAL

Como eterno observador do cotidiano, por vezes maravilhado, noutras indignado, coloco aqui minhas observações sobre uma sociedade que quase não ama mais, quase não abraça mais o seu próximo, quase nem brinca mais...

Renovo todo dia minha candidatura a ser humano!

Tão ou mais importante que o teto que nos abriga, o emprego, a alimentação está a cabeça do homem, sua alma, sua consciência, sua liberdade...

Melhor esclarecido, com a mente mais livre, compreenderá o contexto em que está inserido: vendo a realidade nua e fazendo por si, exclusivamente,suas opções, o homem será capaz de ser.

Exercerá com equilíbrio e razão seu livre arbítrio, suas escolhas, enxergando os melhores caminhos a seguir e  existirá com mais dignidade.

Buscar o resgate da consciência humana mais plena, individual e coletiva, deveria ser obrigação prioritária em todas as células da sociedade, pois a educação é a melhor provisão para a velhice.

A ética, a moral, a honestidade, a capacidade, a tolerância e, sobretudo, o amor, deveriam ser os critérios de escolha de nosso transitórios gestores políticos.

Saiba mais... conheça minha página no Facebook em:
https://www.facebook.com/rodrigueiro2016

CIDREIRA(RS): SER OU NÃO CANDIDATO?

ELEIÇÕES


A humanidade, inúmeras vezes experimentou, mas a perpetuação no poder por qualquer grupo ou pessoa resultou em fracasso. A alternância sempre será mais salutar e eficiente àqueles que pretendem um mundo melhor. 
A ética, a moral, a honestidade, a capacidade, a tolerância e, sobretudo, o amor, deveriam ser os critérios de escolha de nossos transitórios gestores. 

O bem comum, a fraternidade, a caridade deveriam pautar plataformas. A realidade mostra seus sinais e eles devem ser interpretados à luz da razão e da ciência com coragem e consciência. 
Acreditar em "salvadores" oportunistas e de plantão, creditar a "deuses" ou "diabos" a sorte ou azares é demasiado cômodo. Leia mais, informe-se mais e de fará melhor escolha na hora de votar. 
Falei!

Transparência, diálogo e gestão deveriam nortear sempre nossos passos. Vida pública ou privada, os valores do caráter, morais e éticos, dizem o que somos. 

Política significa mundo organizado. 

Infelizmente essa palavra está perdendo o seu significado. 

Não há mais organização, administração e respeito, cidadania...

Cidadão é aquele que participa ativamente da elaboração e execução das leis, fiscalizando e cumprindo-as com rigor.
Creio reunir condições para postular ser um candidato.
A postura usual da crítica pela crítica, vazia e sem apontar novos caminhos é muito cômoda, portanto, havemos de escolher entre a inércia e a ação.

"Não diga ao mundo que és capaz, demonstre-o !"

Acompanhe minha página em: